a girl for me
Como nasceu uma música ....
( Pauta escrita pelo Maestro José Santros Rosa no Casino da Figueira em Agosto de 1966).
“O par, ela e o Zé Merino, viviam uma grande paixão no Liceu de Viseu em 1966. Ela era menina, bonita, rabina e ar de muito novinha.
Um dia saímos do Liceu pela manhã e virámos à esquerda a caminho do TIC-TAC. De repente ela aparece vinda do outro lado da rua, muito nervosa e ofegante, Afasto-me e aguardo. Foi muito pouco o tempo do encontro e ela saiu de novo a correr e a chorar. Percebi que não eram boas as notícias.
Caminhámos um pouco sem qualquer palavra. Entrámos no TIC-TAC e ele explodiu, revoltado.
Ficámos a saber que aquele grande Amor, a partir dali, era completamente proibido. Os Pais dela proibiram-no. E isso doeu. Doeu-lhe muito.
Da dor do amor nasceu a música “a girl for me”, uma melodia suave de inspiração “beatliana” – a grande fonte do Zé - e um hino de apoio à sua amada, que passou a fazer parte da nossa playlist e que pode ouvir aqui: a girl for me ."
O José Merino, o Zé, era o maior admirador e seguidor dos Beatles. Tudo ouvia, tudo sabia e devorava todas as notícias dos 4 fabulosos. E era neles onde se inspirava na construção musical dos seus temas mal começava a trautear novas canções. De uma imaginação sem limites o Zé foi o principal criador de todos os originais de Os Tubarões. E se mais não temos é pela razão de nem sempre os instrumentistas estarem por perto para “apanharem” as notas das novas melodias trauteadas.
(José Merino, 1966)
Palco do Clube de Viseu (1966)
Esta música foi gravada no Salão Nobre do Clube de Viseu em 1966 (foto acima), live on tape, som ambiente, num gravador Grundig pelo Dr. João Lima e Rogério Dourado. Foi convertida da tape original para formato digital em Novembro de 2021 por Carlos Nascimento e inserida na COLETÂNEA porViseu 60’s.
Pode consultar esta e outras histórias reais da vida de "OS TUBARÕES" aqui: porViseu 60’s
porep Dez2021.