Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Tubarões, Viseu, Portugal

Momentos da vida da banda portuguesa de rock "Os Tubarões" (1963 - 1968). Here you can find all about the 60's portuguese rock band "Os Tubaroes" (1963-1968).

20.12.11

porViseu'60s - Memória Carlos Menezes


os tubaroes, Viseu

 

O nosso Bem Haja a Carlos Menezes.

 

Aprendemos muito com Carlos Menezes .

Em Julho de 1966 conhecemos o Carlos Menezes como viola do Conjunto de Shegundo Galarza. 

Surpreendeu-nos a sua simplicidade, a entrega total e diária ao estudo da sua viola, a disponibilidade e humildade.

Convivemos mais de um mês. Todos os dias. Ensaiava todos os dias, sózinho ou acompanhado.

Um exemplo de um grande profissional que nos marcou.

 

 

 

Carlos Menezes

 

(do livro porViseu60s - Informações em porviseu@sapo.pt )

 

 

"(1966, Julho)

...

.segundo.galarza.

 

Era compreensível o nosso nervoso e a responsabilidade que sentimos quando começámos a alternar com um dos melhores conjuntos portugueses como era o de Shegundo Galarza. O quarteto era composto pelo Maestro, pelo Carlos Menezes, mestre em viola, pelo José Manuel (o Baby Rock) no Baixo e pelo Eduardo Esteves, um figueirense, na bateria. Eram uns Senhores e muito aprendemos a vê-los, a ouvi-los e a assistirmos aos seus ensaios.

 

O mais trabalhador era sem dúvida o Carlos Menezes que chegava sempre uma hora mais cedo para aquecer os dedos, fosse para o ensaio, actuação ou mesmo que não tivesse nada para fazer. Estava sempre a “estudar” viola, como dizia com a sua simpatia e simplicidade. E também aprendemos com estes profissionais que para se tocar bem é preciso ensaiar muito. E isso nunca seria esquecido e foi um bom exemplo que procurámos seguir, de forma menos regular do que eles, é certo. O Conjunto de Shegundo Galarza passou a ser uma referência musical para nós. Voltámos a cruzar-nos numas Festas de Tondela e ainda em outros lugares.

... "

 

Carlos Menezes, um pioneiro na introdução da guitarra elétrica em Portugal, morreu no domingo 2011/12/18 em Lisboa, aos 91 anos.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.