Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os Tubarões, Viseu, Portugal

Momentos da vida da banda portuguesa de rock "Os Tubarões" (1963 - 1968). Here you can find all about the 60's portuguese rock band "Os Tubaroes" (1963-1968).

17.09.11

porViseu'60s - Retratos de Viseu60's e a vida musical de Os Tubarões (1963-1968).


os tubaroes, Viseu

 

Apresentação dia 23/9, 21H30 no Hotel Montebelo em Viseu.

 

Memórias dos locais, ambientes e hábitos da vida de uma cidade do interior e da carreira musical do conjunto académico Os Tubarões, com fotografias inéditas da época da Foto Germano. A primeira parte do livro é dedicada à cidade de Viseu descrevendo as principais ruas da cidade e lugares como os cafés e a sua importância enquanto locais de encontro das pessoas com interesses comuns, a feira franca e o salão de chá dos Bombeiros Voluntários, a importância social e cultural de Instituições como o Instituto Liberal, o Orfeão e o Clube de Viseu. Salienta-se a importância dos bailes como diversão mais frequente e o seu papel na emancipação feminina. Descrevem-se os hábitos da juventude e o despontar de uma nova geração educada nas dificuldades do pós guerra, a iniciação sexual dos rapazes, o aparecimento dos discos, gira-discos, os grupos e clubes de garagem até aos bailes de gravata. E chegou o 1º disco dos Beatles a Viseu ! Na segunda parte do livro relata-se a carreira musical de Os Tubarões entre 1964/68 e também a evolução da música pop em Portugal: os concursos, os conjuntos e os bailes de finalistas. Quanto aos Tubarões, nascidos e sempre ligados a Viseu, finalistas do Grande Concurso IÉ-IÉ, Embaixadores de Viseu, conjunto privativo do Casino da Figueira, contam-se as suas aventuras, evolução musical e instrumental, os palcos que pisaram, todos os conjuntos com quem se cruzaram, a playlist, os instrumentos, quem foi quem e também os seus encontros com grandes Artistas como Amália, Simone de Oliveira, Nicolau Breyner, Duo Dinâmico, Juan Manuel Serrat, entre muitos outros.

O livro é enriquecido com depoimentos de pessoas que viveram alguns dos episódios relatados como Manuel Maria Carrilho, Rui Oliveira e Costa, Serafim Matos Silva, António Valarinho, Jorge Marques, entre outros.

Ao longo das suas 192 páginas e em complemento ao texto são disponibilizados apontadores para sítios na internet onde o leitor poderá saber mais sobre a temática referida na página.