Este blog descreve momentos da vida da banda portuguesa de rock "Os Tubarões" de Viseu, entre 1963 e 1968. This blog describes rock portuguese band moments of life "Os Tubaroes", Viseu, between 1963-1968. Os Tubares, Viseu
21 de Fevereiro de 2011

Quarta feira dia 21 de Fevereiro de 1968 alguém nos avisa que o nosso disco estava nas montras da Casa Torres e Torres na Rua Alexandre Lobo, Viseu. E largámos tudo para o ir ver e ouvir.

Gravado em Novembro de 1967 num Estúdio na Calçada de Santana estranhávamos nunca termos sido chamados para ouvirmos as provas com a pós-produção acordada, nem darem informações sobre o lançamento do disco. A Editora invocava o trabalho de inclusão dos efeitos especiais em algumas músicas como razões para o atraso. Pretendia-se alguma pós-produção cuidada já que as gravações feitas em Lisboa, pressuponham uma revisão e mistura cuidadas e também previam a inclusão de sons externos, essencialmente no Poema do Homem-rã. O Vató, Autor da música, pretendia que fossem incluídos sons do mar, e sons de um mergulhador a entrar na água a descer ao fundo misturados no refrão balanceado da música, nas partes onde, na gravação editada, se podem ouvir assobios e pequenos gritos. E é de notar que o disco era composto por 4 títulos originais completamente desconhecidos do público, o que naquele tempo, era completamente original pois as práticas correntes dos conjuntos como o nosso era editarem “covers” de êxitos internacionais. O exposto releva a importância que para nós tinha este trabalho de pós-produção, devidamente explicado aos Técnicos do Estúdio, pois iria ser uma inovação adicional que seguramente provocaria alguma reacção no público e nas Rádios (principal veículo de promoção naquele tempo).

No Carnaval o disco aparece nas montras, sem qualquer publicidade e, para grande espanto nosso, sem a pós-produção combinada, facto que causou grande perplexidade e desagrado.

E foi assim a 1ª audição do nosso disco. Ouvimos exactamente o que gravamos directamente para a Tape. Nada foi feito, mexido ou corrigido.

 

Eduardo Pinto

os.tubaroes.viseu@gmail.com

publicado por os tubaroes, Viseu às 21:01
Os Tubarões em livro: porViseu'60s.
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
25
26
27
28
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últimos comentários
Que memórias boas!
Isabel Corujão favor envie e-mail de contacto pois...
Ficava muito grata se me dispensasse esses materia...
Temos fotos originais e texto da peça. Tentaremos ...
Vi com muito interesse este post e fiquei com curi...
Cornélio,Obrigado e um abraço,Eduardo pinto
Eduardo, parabéns pelo trabalho de pesquisa! Muito...
ja tenho o livro que comprei na FOTO GERMANO..está...
Eduardo vou com certeza partilhar a tua obra, pare...
O livro será posto à venda a 26 de Setembro de 201...
blogs SAPO