Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os Tubarões, Viseu, Portugal

Momentos da vida da banda portuguesa de rock "Os Tubarões" (1963 - 1968). Here you can find all about the 60's portuguese rock band "Os Tubaroes" (1963-1968).

11.07.15

"Old Lady" (1966)


os tubaroes, Viseu

Old Lady é um tema musical criado pelo José Merino em 1966 com nítida influência “Beatles”. O Zé vivia o seu período mais fértil em criatividade e, soubesse ele tocar algum instrumento, mais títulos musicais teríamos hoje em carteira. Sempre a cantarolar Beatles, rapidamente introduzia variações nos temas que trauteava nascendo um novo trecho musical que posteriormente desenvolvia.

Old Lady.jpg

    - Estávamos no início do ano lectivo 1966/67, primeiros dias  do  Outono.

O Zé Merino vivia em Santo Estêvão e o pai tinha um armazém de lanifícios no nº 36 da Praça D. Duarte, onde hoje está instalada a loja de antiguidades Secopiorum. Todas as manhãs a família chegava de carro pelas 08H45 à Praça D. Duarte, onde nos encontrávamos, e os dois seguíamos juntos para o Liceu pelo trajecto Rua do Comércio, Rua Formosa, Rossio, Parque e Liceu. A Rua Formosa tinha trânsito desde a Praça de Santa Cristina até ao Rossio e o Mercado 2 de Maio era um rebuliço àquela hora cheio de gente.

Quando seguíamos na Rua Formosa no passeio do lado do mercado, apercebemo-nos de que, em frente ao Horta, uma velhinha tentava atravessar a rua com alguma dificuldade devido ao trânsito automóvel que a assustava. O Zé não hesitou e atravessou a rua pegando no braço da Sra. ajudou-a a dirigir-se para o seu destino que era o Mercado. Logo após este gesto, no resto do trajecto para o Liceu o Zé começou a trautear a música e a criar a letra desta sua 1ª composição que tem como título “Old Lady”.

  

 

 

Ao tempo ensaiávamos no Salão Nobre do CLUBE de VISEU, onde tínhamos os instrumentos montados.

Gravador-grundig-tk141.jpgFazia da parte da Direcção o Dr. João Lima, prestigiado Advogado da cidade, que muito nos apoiava e várias vezes referia a necessidade de gravarmos um disco. Um fim de semana em que ensaiávamos o Dr. João Lima apareceu muito entusiasmado com o novo e fantástico gravador Grundig estereofónico que tinha adquirido e que poderíamos utilizar para gravarmos umas músicas.

Dito e feito. Um belo fim de semana lá fomos para o Clube de Viseu ensaiar. O Dr. João Lima e o Rogério Dourado montaram o gravador mesmo no meio do Salão com o microfone dirigido para o Palco. Fizeram-se vários ensaios para estudar o melhor local para a localização do fantástico microfone, também ele estéreo com duas cabeças de registo de som e lá fizemos a nossa primeira gravação de três originais que foram editados pela GROOVIE RECORDS   em 2013.

 

IMG_4343 b.jpg

1 IMG_4356 b.jpg

 

 

(e) Foto da bobine original dos temas gravados no Salão Nobre do Clube de Viseu em 1966.

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(d) Capa e disco com foto original no palco do Clube de Viseu em 1966

 

 

 

 

 

 

Foram gravados 3 temas originais: Old Lady (José Merino); A girl for me (José Merino e Luis Dutra) e Come back (José Merino e Victor Barros), editados em 2013 e ainda à venda na Editora GROOVIE RECORDS com a referência A PE00001-13.