Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Tubarões, Viseu, Portugal

Momentos da vida da banda portuguesa de rock "Os Tubarões" (1963 - 1968). Here you can find all about the 60's portuguese rock band "Os Tubaroes" (1963-1968).

07.12.09

Zé Merino; Homenagem tardia


os tubaroes, Viseu

Conheci o Zé em Janeiro de 1972, quando ele e o Carvalheira acompanharam o nosso pelotão de Nova Lisboa para Nova Chaves, enquanto terminava o "curso" de minas e armadilhas em Luanda.
   Confesso que na altura o achei distante, formal e até um pouco frio. Nos 12 ou 13 meses seguintes forjamos uma sólida amizade que se manteve inalterada durante 37 anos.
   Durante o serviço militar no Leste formamos um grupo de combate unido, e  sou sincero quando digo que ele era o maior dos elementos aglutinadores, dada a relação que estabeleceu com os soldados e especialmente com os cabos do pelotão. O Mutenga e o Paulo Farias simplesmente o idolatravam e em operações os três, sem menosprezo de ninguém, organizavam impecávelmente todos os aspectos de segurança. O Lewu, chefe do GE 318, era tão amigo dele que lhe emprestava, o amuleto anti-balas, nas raras operações em que não nos acompanhava.
   Posso dizer, sem receio de errar, que a alegria quase permanente que era a marca registada dele, atenuou a todos nós a dureza daqueles tempos muito dificeis. 
   Sempre o incluí no meu restrito grupo de amigos indefectíveis. Com o desaparecimento físico dele perdi um dos meus grandes amigos, mas a profunda amizade que sempre nos uniu, não desaparecerá.

                                                                                                                               Até sempre Zé Merino.

                                                                                                                                          António Baptista

1 comentário

Comentar post