Este blog descreve momentos da vida da banda de rock "Os Tubarões", de Viseu, Portugal entre 1963 e 1968. This blog describes rock band moments of life "Os Tubaroes", Viseu, Portugal between 1963 and 1968.
23 de Março de 2010

Vivíamos no limiar dos anos 60. O interesse musical da juventude crescia acompanhando a vulgarização dos discos de vinil e o aparecimento dos gira-discos portáteis. Na música ligeira moderna estávamos na época madura do Rock n’ Roll, na moda do Hula Hoop, e no início do grande êxito “The Twist” de Chubby Checker.

E a animação repercutia-se em todos os extractos da Sociedade. Vieram os Bailes, alguns com datas fixas como a Passagem do Ano, o Carnaval, as Festas dos Santos Populares, e os Bailes dos Bombeiros Voluntários durante a Feira de S. Mateus, e outros com motivos diversos como os Bailes de Finalistas, as Festas de Aniversário e mais tarde os Bailes de Garagem.

 

No Clube de Viseu era êxito garantido o Baile do Fim do Ano e a Matinée do dia 1 de Janeiro, para os mais Jovens. No Carnaval ganhava tradição o Baile de Máscaras (sábado magro), o Baile de Gala (sábado gordo) e o Baile de Carnaval, na terça-feira, além de uma ou duas Matinées para os mais Jovens.

 

E terá sido inspirado por estas que, em 1961/62, um grupo de jovens liderados por E.Faro, T.Madeira, J.Peixoto e Q.Cavaleiro, todos na casa dos 17/18 anos, conseguiu o apoio da Direcção do Clube para a realização de matinées dançantes, de 15 em 15 dias, em que a música de dança era a dos êxitos dos discos de vinil que cada grupo levava para serem tocados no gira-discos da casa. O preço de entrada era de 2$50 e mais tarde 5$00 e as receitas serviam para a compra de discos, tendo mesmo em 1962 sido adquirido um magnífico gira-discos com duas colunas acopladas. Nestas matinées cada grupo tentava “mostrar” o que melhor sabia dançar em conjunto, do Slop ao Twist, com os passes estudados e ensaiados durante a semana para serem publicamente demonstrados na matinée seguinte. Célebre ficou a música "BABY ELEPHANT WALK" do filme HATARI (1962) com John Wayne, um dos maiores Artistas do Cinema de então, música que foi objecto de uma coreografia própria que originou muitos ensaios e que era dançada em conjunto com passes cuidadosamente sincronizados. Esta coreografia manteve-se no top durante várias matinées, sendo objecto de vários encore durante a mesma tarde, com todos os dançarinos alinhados em longas filas pelo salão.

 

Na época 1963/64 a gestão das matinées passou para o grupo liderado por O.Martins, F.Matos, A.Palhoto e J.Barreiros. Foi na matinée de 26 de Abril de 1964 que, excepcionalmente e com grande excitação, se estrearam "OS TUBARÕES", com instrumentos e aparelhagens emprestados, em que até um Rádio serviu de amplificador da viola ritmo do Victor. Foi uma tarde de sucesso com uma receita espectacular que até permitiu o arranjo do gira-discos, que já apresentava sinais de algum cansaço.

 

Por Eduardo Pinto, com o apoio de Fernando Matos e de Foto Germano

publicado por os tubaroes, Viseu às 21:13
 O que é? | | favorito
Olá Tubarões!

Que belos momentos vividos, e como se diz, o tempo já não volta atrás, resta apenas a memória.

Venho por este meio deixar um convite:

A Aldeia da minha vida vai ter três motivos para festejar no próximo dia 10 de Junho, dia de Portugal, na cidade de Trancoso:
- Primeiro aniversário da Blogagem Colectiva “Aldeia da Minha Vida”;
- Encontro de Bloggers da Aldeia da Minha vida
- Lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico”

Teremos todo o gosto ter a vossa presença neste dia tão importante.

Caso tenham interesse em participar, por favor enviem-nos um e-mail para : aminhaldeia@sapo.pt , a fim de enviarmos mais detalhes sobre esse evento.

Cordialmente, Susana Falhas
aldeiashistoricasdeportugal a 14 de Maio de 2010 às 12:07
Os Tubarões em livro: porViseu'60s.
Ler livro aqui
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últimos comentários
Que memórias boas!
Isabel Corujão favor envie e-mail de contacto pois...
Ficava muito grata se me dispensasse esses materia...
Temos fotos originais e texto da peça. Tentaremos ...
Vi com muito interesse este post e fiquei com curi...
Cornélio,Obrigado e um abraço,Eduardo pinto
Eduardo, parabéns pelo trabalho de pesquisa! Muito...
ja tenho o livro que comprei na FOTO GERMANO..está...
Eduardo vou com certeza partilhar a tua obra, pare...
O livro será posto à venda a 26 de Setembro de 201...
blogs SAPO