Este blog descreve momentos da vida da banda de rock "Os Tubarões", de Viseu, Portugal entre 1963 e 1968. This blog describes rock band moments of life "Os Tubaroes", Viseu, Portugal between 1963 and 1968.
27 de Junho de 2013

S. Pedro do Sul foi uma terra importante na carreira de “Os Tubarões” por influência da Família do Vitó (Victor Barros), especialmente dos seus Pais D. Margarida Barros e Sr. Francisco Barros que sempre nos acarinharam e trataram como filhos. A porta da casa de S.Pedro estava sempre aberta e foram inúmeras as vezes que por ali ficámos com cama, mesa e roupa lavada.

 

Pois nos finais de 1963 lá fomos tocar no Clube de S.Pedro com instrumentos emprestados. Tocámos meia dúzia de músicas que todos esqueceram, nem seriam para recordar.

Já em 1964, estagiamos nas Termas, actuámos na FNAT, na MÓ - a primeira discoteca da terra construída no cimo do edifício cilindríco de um antigo moinho localizado mesmo junto do rio com acesso pelo lado direito da ponte em frente à Pensão David e no então chamado Casino – localizado no primeiro andar do Balneário Rainha D. Amélia. Em 1965 e 1966 animámos diversas festas no Hotel Lisboa.

Em 1967, no Cine-Teatro de S.Pedro do Sul demos um concerto de beneficência a favor dos Bombeiros Voluntários e acompanhámos a Lenita Gentil, actuámos nas Festas da Vila em Junho num Arraial Minhoto localizado nos Jardins do Palácio do Marquês de Reriz e em 1968 na Cabana, uma Boîte criada nos jardins da Vivenda Maria José, frontal ao jardim da Câmara Municipal.

As fotos reproduzem a nossa actuação nas Festas do S.Pedro na Cabana.

 

 Legenda (esq-dir): Carlos Alberto Loureiro (teclas), José Merino (voz), Victor Barros (v-ritmo), Eduardo Pinto (bateria) e Luis Dutra(v-baixo). Os exames retiveram o Vató no Colégio do Carregal do Sal, onde estudava, pelo que não participou na festa.

 

Estaríamos sem dúvida no auge da nossa carreira em termos musicais e instrumentais, como se comprova nas fotos.

 

 

Instrumentos: Orgão Farfisa Compact Duo; Violas Fender Stratocaster e Guild Starfire Bass.

 Amplificadores: VOX AC30; VOX UL460; VOX730 e Burns 6X2 120 para as vozes.

 

 E as Festas de S.Pedro em S.Pedro do Sul em 1968 foram um retumbante sucesso ainda hoje recordadas por muitos, como o descreve o Zé Pereira que as organizou e até aliciou o VItó conseguindo não só a nossa presença "Cabeça de Cartaz" como um reduzido cachet (três actuações com o cachet de duas) num lanche negocial animado que ele ainda hoje recorda. 

  

“  ...    V.Exª deverá recordar-se da importância que teve no ano de 1968 o contrato fechado com a famosa discoteca "A CABANA" com o qual esse grupo foi beneficiado a troco de umas cervejas pagas pelo Vitó nas negociações que ocorreram, no Café do ………, no largo frente á sua casa. 

O êxito então verificado ficou a dever-se em grande parte à promoção que fizemos nos meios de comunicação social nacionais e internacionais, o que chegou a ter a intervenção da PIDE e dos nossos amigos Legionários para controlar e fiscalizar o elevado número de entradas. O Comandante era nosso amigo pois diariamente se alimentava de bom vinho de Lafões tendo também ajudado sem problemas. A "grande enchente" feminina foi motivada pelos artistas, belos, garbosos e altamente coloridos, que tocaram e encantaram levando a referida população feminina a manifestar-se estrondosamente…

 

Com a colaboração de Zé Pereira.

 

 

publicado por os tubaroes, Viseu às 22:03
 O que é? | | favorito
Os Tubarões em livro: porViseu'60s.
Ler livro aqui
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últimos comentários
Que memórias boas!
Isabel Corujão favor envie e-mail de contacto pois...
Ficava muito grata se me dispensasse esses materia...
Temos fotos originais e texto da peça. Tentaremos ...
Vi com muito interesse este post e fiquei com curi...
Cornélio,Obrigado e um abraço,Eduardo pinto
Eduardo, parabéns pelo trabalho de pesquisa! Muito...
ja tenho o livro que comprei na FOTO GERMANO..está...
Eduardo vou com certeza partilhar a tua obra, pare...
O livro será posto à venda a 26 de Setembro de 201...
blogs SAPO